-
Arquitetos: sivilarkitet espen surnevik as
- Área: 40 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rasmus Norlander, Espen Surnevik, Maren Hansen
-
Fabricantes: Bisazza, Dinesen, JØTUL, VMZINC, Wicona
Descrição enviada pela equipe de projeto. PAN-cabins são cabanas de aluguel especiais para o cliente PAN-tretopphytter. O projeto se localiza na área florestal oriental da Noruega, chamada Finnskogen, onde trabalharam os imigrantes finlandeses no século XVI. As cabanas nascem como uma resposta intuitiva à vontade e visão do cliente de ter uma arquitetura única com um vínculo quase mitológico com o lugar, a paisagem e os bosques nórdicos. As cabanas estão desenhadas como um refúgio para o retiro, oferecendo a possibilidade de uma estância cômoda no meio da natureza selvagem norueguesa.
As cabanas se elevam 8 metros sobre o nível do solo numa delgada estrutura de aço. Cada um dos quatro pilares construtivos são reforçados para resistir a todas as cargas de vento na estrutura. As cabanas possuem um mezanino com uma cama de casal. No nível principal, há uma área de cozinha e uma pequena sala de estar com chaminé, separadas no meio por um banheiro completo.
Dois sofás permanentes podem se converter facilmente em camas. Inclusive há duas camas mais integradas nas paredes interiores das cabanas. No total, cabem até seis pessoas no espaço para dormir. O foco artístico no projeto trata a ambiguidade de colocar um objeto artificial, civilizado, como um edifício, na natureza selvagem. Os edifícios elevados se convertem num posto seguro para a controlada vida moderna, mas rodeados pelo misterioso universo do bosque com todas suas forças e mitos.